sábado, 28 de junho de 2008

NIETZSCHE: IDEIAS POLÉMICAS

LEITURA_ÉDOUARD MANET (1865-73?)Óleo sobre tela 61 x 74, Paris Museu de Orsay

"O que eu combato: a excepção que contesta a regra, em lugar de compreender que a manutenção da regra é que dá valor à excepção";

"Neste século de sufrágio universal, em que cada um se sente autorizado a ajuizar de todos os indivíduos e de todas as coisas, sinto-me pressionado para restaurar a hierarquia";

"Há um erro deveras popular: o de ter a coragem das próprias convicções, quando o que importa é ter a coragem de atacar as próprias convicções";

Nietzsche; Vontade de Poder

8 comentários:

mdsol disse...

Lido e anotado!
:)

Rui Caetano disse...

Bom fim de semana

**Viver a Alma** disse...

Véu de Maya:
O homem é confrontado com 2 realidades: a inatingível e a sensível - (Platão)

Seguramente identifico-me com a 2ª mas vou caminhando na direcção da 1ª realidade.
Mas caso não fique satisfeito com esta resposta, posso sempre
recordar André Gide que disse:

"dois homens olham para fora entre as mesmas grades: um vê o barro, o outro as estrelas".

Mas também escreveu ainda:

"Je ne crains pas ceux qui cherchent la vérité; Je crains d'avantage ceux qui sont convaincus de l'avoir trouvé".


Talvez alguma destas sirva...quem sabe? - escolhidos que foram e a dedo, os extractos de Nietzsche!
Não posso estar sempre de acordo com os seus pensamentos filosóficos! - mesmo que citando outros...porque cada um/a tem a sua própria filosofia...

Abraço! - aceitando ou não..fica aqui. - filosofias minhas...doutrinárias ou não; mas sou daquelas que passa á acção...não espero que o tempo passe - nalguns caso é prejudicial e não joga a nosso favor. Estou consciente disso - porque sim!

Mariz

ESPAVO!

Juani disse...

que ases un feliz fin de semana
saluditos

mariam [Maria Martins] disse...

ou...o contraditório... será?!

bom fim-de-semana
um sorriso :)

**Viver a Alma** disse...

EntãoVéu de Maya? Ainda está de birra?
Não vai filosofar um pouco lá para as bandas do pó e Luz? Tenho pena..porque o post que me fez ficar acordada até de madrugada podia ter pano para mangas....
Por aqui já ontem vi que colocou não um mas 2 faixas do You Tube....mas apenas Amália e Maria João Pires?
Depois vi que retirou o seu endereçoo do msn que evidenciava e ainda deslocou o seu mail que estava bem lá no topo da página para todos verem. Grandes alterações....agora só falta dar-se permissão e passear-se um pouco e ver outras alterações também...vá lá...deixe-se de coisinhas...isso é bom para os seus alunos...

MAriz

ESPAVO!

Não me apetece comentar quadras populares...
Só sei estas:
Ó minha mãe, minha mãe
Ó minha mãe minha amada...
quem tem uma mãe tem tudo
quem não tem mãe..é orfão.

Eu um dia fui a Belas
E em Belas..belas vi
MAs a mais bela das belas...
Sem dívida, eras TI!

Nas ondas do teu cabelo
Ensinaste-me a nadar...
Agora que estás careca
Ensinas-me a patinar

Sombra de Anja disse...

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.
Friedrich Nietzsche

P.S:Saudades daqui!

Manuel Veiga disse...

sim, claro! importa reconhecer que apenas há "igualdade" na diferença...

abraço