domingo, 19 de outubro de 2008

AS FASES DA VIDA

AS FASES DA VIDA_G. DAVID FRIEDRICH
*
É o amor da viagem e o navio
que se desafiam um ao outro
com igual coragem e sangue frio
*
o mar profundo e a longa travessia
onde navegam arrojados timoneiros
faróis na noite e raios de sol no dia;
*
o porto de partida e o porto de chegada
onde cada saída é uma nova partida
e cada partida é uma nova chegada;
*
a expectativa e a ambição
que no navio são o ar e a respiração
e nos criadores o destino da missão;
*
a aventura e a descoberta
que se jogam belas e seguras
mesmo nos portos da hora incerta;
*
a fruição e as formas belas
que sopram durante o percurso
e se renovam em criações serenas;
*
a felicidade do mar e a presença do navio
que mesmo quando se retiram ausentes
voltam a fazer-se sentir presentes;
*
É mar e travessia, viagem e navio,
aventura, descoberta e fruição,
tempo, densidade e desafio;
Ar e respiração, leveza e invenção,
sopro de toda a criação,
vida e refloração;
Nascentes virginais da poesia,
e vôos inocentes da liberdade
na órbita da própria felicidade!...

Luís Lourenço

25 comentários:

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Luís, teu navegar pelo mar da poesia é sublime!
Encantador e irresistível... sempre!
Beijos, borboleteios e uma semana linda!

Unknown disse...

Olá    Gostei muito...   Parabéns    http://arte-e-ponto.blogspot.com      Carla

Isabelle Dias ~ disse...

Olá querido!
Me desculpe a demora para retornar aqui.
Gosto tanto de seus comentários lá no meu cantinho...
~*
Essas palavras que sabem como encantar...
fazem viajar...
B e l í s s i m o !

Beijinhos :*

Sombra de Anja disse...

As fases tenho medo dessas fases.
Medo do tempo que passa.
As vezes sou simplesmente humana.

Beijos

Graça Pires disse...

"É o amor da viagem e o navio
que se desafiam um ao outro".
Gostei imenso.

Mariazita disse...

As fases da vida descritas com tanta poesia até se tornam mais belas.
Gostei muito, Luís.
Parabéns.
Beijinhos
Mariazita

gota de vidro disse...

Que belo este navegar pelas fases da vida

A viagem , navegar e o amor

Muito belo

beijo

Juani disse...

preciosa metafora del amor y la mar
saluditos

Paula Barros disse...

Gostei muito. Sentimentos a navegarem.

Esse trecho me salta aos olhos.

"a felicidade do mar e a presença do navio
que mesmo quando se retiram ausentes
voltam a fazer-se sentir presentes;"

grande abraço

JPD disse...

E nessa longuíssima viagem o que o marinheiro mais deseja, depois de tudo o resto, é nunca perder as graças do mar (Glosando Mishima)
Um abraço

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Simplesmente amei o miminho!
*-*
beijos e borboleteios!

Sensualidades disse...

em que faze estarei eu

Joka

PAula

Cleo disse...

"onde cada saída é uma nova partida e cada partida é uma nova chegada"- lindo demais esse trecho e tão real. assim é nas "fases da vida".

beijos e esplêndida semana.
Cleo

vida de vidro disse...

Viagem de vida. Com tudo o que tem de belo e inquietante, por vezes.
Belo poema, como sempre! **

Carla disse...

embarquei nesta viagem...naveguei por mares de poesia
Tenho um prémio para ti lá nos "Desalinhos" se puderes e quiseres ir colhê-lo ficava muito feliz
beijos

A Respigadeira disse...

Luís,

Nem todas as fases são calmas e serenas. É como o mar: profundo, instavel e traiçoeiro.

Beijinhos

RENATA CORDEIRO disse...

É lindo o seu poema, Luís. Gostava eu de tê-lo feito. Mas vc pode apreciar dois poemas meus se for ver a minha nova postagem. EStou contando com você.
Um beijo,
Renata

Lúcia Laborda disse...

Lindo, lindo demais! O amor e sua facetas, navegando num barco.
Boa semana! Beijos

Unknown disse...

Sim, a Vida é um ponto de partida e de chegada. Um cais, um breve intervalo entre o Céu e a Terra... Simples passagem...Andamos tão esquecidos, pobres humanos sem rosto... Maltrapilhos do Sentir. E, passam Nomes por nós que nos dizem tanto e tatuam o Ser, acrescentando-lhe Sabor.

Olá, gostei imenso das palavras que deixou no meu anterior post, assim sinto o meu blog, tal como o descreveu...
Doce bj de encanto,
Nesta travessia da Vida Saibamos Caminhar DESCALçOS, mostrando a transparência do nosso Ser,

Sandra Ferreira,

Manuel Veiga disse...

é o barco quem (se) faz o Mar! (assim tenho vento de feição...)

... como o amor a travessia. da vida.

belo

Lu disse...

Olá!
Belíssimo poema!

Espero que a inspiração volte. Obrigada pelas gentis palavras.
Beijo!

Menina do Rio disse...

A vida é uma eterna viagem... Muitos portos, mares bravios, noites enluaradas e dias cáusticos, mas no olhar do marinheiro há sempre a expectativa do que reserva-lhes um novo mundo.

Pois coma no restaurante de minha filha. Estou certa que serás bem recebido com a simpatia carioca.

Um beijinho pra ti

Menina do Rio disse...

Em tempo...
estou levando teu link

Beijinhos

:.tossan® disse...

O seu poema junto a gravura formam um conjunto harmonioso como uma boa viagem! Abraço

Deusa Odoyá disse...

Olá meu estimado amigo Luís.

Como é bom navegar nessas doces palavras de vida.
Lindo texto.
Parabéns, amigo.
Uma semana muito recheada de muita paz e amor.
Embrulhada de muita fé.
Beijos da amiga.
Regina Coeli.