segunda-feira, 26 de maio de 2008

A arte de raciocinar

Os Sete Pecados Mortais e os Quatro Novíssimos do Homem(Tampo de Mesa) de H.BoschÓleo sobre madeira, 120x150 cm, Madrid, Museu do Prado.

"O maior progresso que os homens fizeram consiste em terem aprendido a raciocinar de modo correcto . Não é uma coisa tão natural como pensa Schopenhauer quando diz:«Todos estamos aptos a raciocinar mas poucos a julgar», mas aprendemo-la tarde e ainda agora não impera .O raciocínio falacioso foi nos tempos antigos a regra, e as mitologias de todos os povos, a sua magia e suas superstições, o seu culto religioso e o seu direito, são minas inesgotáveis de provas para apoiar esta proposição". Nietzsche, Caracteres da Alta e da Baixa Civilização.

9 comentários:

Mercados Emergentes disse...

Pena é que muita gente que não raciocina correctamente e pensa que sabe julgar. No entanto, Arthur Schopenhauer era um grande pensador. P.Ex. uma dele: A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais se bebe, mais sede temos.

Saudações.

dona tela disse...

Eu bem me esforço, mas não possuo capacidades cognitivas e hermenêuticas para tão ingentes e psitafísicas temáticas.

E depois... sinto-me bem a falar das coisinhas da minha vida insignificante.

Os meus respeitosos cumprimentos.

luis lourenço disse...

Dona tela! A amizade e os outros nobres sentimentos não se cultivam só por palavras, mas sobretudo por gestos e actos bonitos e dignos.
Não há vidas insignificantes?

agradeço a visita e os cumprimentos

beijinho

Unknown disse...

Dona Tela,

Mas, insiste!...
Essa insistência, que me deslumbra, mostra que talvez não seja tão inocente [assim], nestes assuntos.
:)
Depois, como pode ser uma vida insignificante? Não o será, certamente. Não a sua...

[Beijo...@]

Unknown disse...

Caro LL

Parece que combinámos!...
Coincidência?
Apanhou-me em flagrante [delito].

:)

[Beijo...]

luis lourenço disse...

Quando o ar se injecta nos nossos neurónios encefálicos ocorrem estas bem humoradas coincidências.

bela sintonia dirigida à dona tela!

beijinhos

ivone disse...

da gala de dali
a bosh

um percurso divino...
soberbo!

luis lourenço disse...

Yvone agradeço a visita, bem como a sintonia e o bom gosto.

beijinho

Olinda disse...

gordo sobre magro, é o que é. :-)