domingo, 26 de junho de 2011

MAS QUE BELA ADVERTÊNCIA DE NIETZSCHE?

INTERIOR COM DUAS MENINAS A DESENHAR_PICASSO

*****
Um artista capaz, ou um sábio, dá uma boa impressão quando exprime a sua altivez na arte e olha a vida com satisfação e segurança. Contrariamente, nada de mais lamentável do que um cordeiro ou um mestre-escola, quando deixam transparecer, com ar doloroso, que nasceram para outros destinos. O óptimo é inimigo do bom, e bom é possuir uma capacidade qualquer e agir em consequência disso: ter uma virtude no sentido renascentista.
Actualmente, onde quer que o Estado tenha uma enorme pança aparecem, em todos os domínios e em todas as especialidades, além dos trabalhadores propriamente ditos, representantes do trabalho-nomeadamente da banda dos sábios e dos literatos. Do lado das classes populares sofredoras estão sempre os inúteis, os palradores e os fanfarrões, em representação de reais sofrimentos; isto sem falar dos políticos profissionais, que dispõem de todas as comodidades, mas que representam todas essas misérias no Parlamento à força de brados.
A nossa vida moderna é extremamente dispendiosa, em virtude da multidão de intermediários. Numa cidade antiga, pelo contrário-e ainda em certas vilas de Espanha ou de Itália-cada um se defendia a si próprio[por vezes a pontapé] e ninguém concedia o menor crédito a este género de representantes e defensores.

Friedrich Nietzsche, Vontade de Poder, Vol I, Res Editora.


1 comentário:

Rembrandt disse...

El arte, al igual que la literatura han tenido un rol muy importante en la historia, este texto de Nietzche no hace más que confirmarlo.

Como siempre tu post es precioso, un placer visitarte,además agradezco tu amistad y bellas palabras que dejas en mi blog.
A veces mis tiempos son escasos, por eso tardo en venir, pero siempre está presente tu bello sitio para mí.

Muitos beijinhos y boa semana pra vocé.
REM