quarta-feira, 16 de março de 2011

BARUCH ESPINOZA...DÁ QUE PENSAR?

CLEÓPATRA E O CAMPONÊS_DELACROIX
*****
Deus dissera:

" Deixa de viver a rezar e a bater no peito! O que quero que faças é que salgues o mundo e desfrutes da tua vida.
Quero que gozes, que cantes, que te divirtas e que desfrutes de tudo o que criei para ti.
Deixa de frequentar esses templos lúgubres, obscuros e frios, que tu mesmo construiste e que dizes que são a minha casa.
A minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos ríos, nos lagos, nas praias. Aí é onde eu vivo e expresso o meu amor por ti.
Deixa de me culpar pela tua vida miserável; nunca te acusei de haver mal em ti ou que eras um pecador, ou que a tua sexualidade fosse algo de mal.
O sexo é um regalo que te ofereci e com o qual podes expressar o teu amor,o teu êxtase, a tua alegría. Assim não me culpes a mim por tudo em que te fizeram acreditar.
Deixa de estar a ler supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não não és capaz de ler-me num amanhecer, numa paisagem, no olhar dos teus amigos , nos olhos do teu filho, então, não me encontrarás em nenhum livro!
Confia em mim e deixa de pedir-me. Vais-me dizer a mim, como fazer o meu trabalho?
Deixa de ter tanto medo.Eu não te julgo, nem te critico, nem me aborreço, nem me molesto, nem castigo. Eu sou puro amor.
Deixa de pedir-me perdão, não há nada que perdoar. Se te fiz... te cumulei de paixões, de limitacões, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências... do livre arbítrio. Como poderia culpar-te de algo que gravei em ti, se espelhas algo que eu deixei em ti? Cómo posso castigar-te por seres como és, se sou eu quem te fiz? Crês que poderia criar un lugar para queimar todos os meus filhos que se portam mal, para o resto da eternidade. Qué espécie de deus louco pode fazer isso?
Olvída-te de qualquer tipo de mandamentos, de qualquer tipo de leis; elas são artimanhas para manipular-te, para controlar-te, que só injectam culpa em ti. Respeita os teus semelhantes e não faças o que o que não quererias para ti. A única coisa que te peço é que ponhas atenção à tua vida, que o teu estado de alerta seja o teu guia.
Amado meu, esta vida não é uma prova, nem uma escadaria, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio ao paraíso. Esta vida é a unica que há, aquí e agora, e a única de que necessitas.
Fiz-te absolutamente livre, não há prémios nem castigos, não há pecados nem virtudes, nada traz mácula, nada traz un registo.
És absolutamente livre de crer na tua vida, no céu ou no inferno.
Não te posso dizer, si há algo depois da vida, mas posso dar-te um conselho. Vive como se não houvesse. Como se esta fosse a tua única oportunidade de desfrutar, de amar, de existir.
Assim, se não houver nada, terás desfrutado da oportunidade que te dei.
E se houver, toma por certo que não te vou perguntar se te portaste bem ou mal. Vou-te perguntar: gostaste?... divertiste-te?... O que foi que mais desfrutaste? Que aprendeste?...
Deixa de crer em mim; crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que creias em mim, quero que me sintas em ti. Quiero que me sintas em ti quando beijas a tua amada, quando proteges a tua filha, quando acaricias o teu cão, quando te banhas no mar.
Deixa de louvar-me. Que tipo de Deus ególatra acreditas que sou?
Aborrece-me que me adulem, cansa-me que me agradeçam. Sentes-te agradecido? Demonstra-o cuidando de ti, da tua saúde, das tus relacões com o mundo. Sentes-te observado, sobrepensado?..Expressa a tua alegría! Essa é a forma de me louvar.
Deixa de complicar as coisas e de repetir como perigo o que te ensinaram acerca de mim. O único dado seguro é que estás aquí, que estás vivo, que este mundo está cheio de maravilhas. Para que necessitas de mais milagres? Para quê tantas explicacões? Não me procures além, não me encontrarás. Busca-me dentro... aí estou, pulsando em ti.

Baruch Spinoza


2 comentários:

Sandra disse...

Isto é muito, muito bom!!!Mesmo...
"...esta vida não é uma prova, nem uma escadaria, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio ao paraíso. Esta vida é a unica que há, aquí e agora, e a única de que necessitas."
Por vezes esquecemo-nos disso...

Vivian disse...

Bom dia,amigo!!

Que texto incrível!!Espantoso...mas com tantas verdades!!
Viver é demonstrar com atitudes,amar a Deus é senti-lo em tudo, inclusive dentro de si!!
Dá muito o que pensar...
Maravilhosa partilha!!
Beijos!!