quinta-feira, 10 de junho de 2010

DELíCIAS DE NIETZSCHE

A MULHER COM O VÉU_RENOIR *****
"Houve algum dia um grande homem que foi seu próprio partidário e amante? Ele não estava já afastado de si mesmo ao dar um passo para o lado-para o lado da grandeza!"
*
"As palavras mais silenciosas são aquelas que trazem a tempestade. Pensamentos que chegam com pés de pomba governam o mundo"
*
"O mundo não gira em torno dos inventores de novos barulhos, mas em torno dos inventores de novos valores; de maneira inaudível, ele gira"
*
" Nós colocamos a nossa cadeira no meio--diz-me o vosso sorriso de contentamento--e tão longe, quer dos guerreiros que arriscam a vida, quer das porcas satisfeitas.
No entanto, isso não passa de mediocridade, por mais que se denomine de moderação"
*
"Não é possível viver com a verdade"-se a vida é sempre elevação vital," a vontade de verdade", isto é a vontade de uma aparição firmemente estabelecida "já é um sintoma de degeneração"
*
"A vontade de aparência, de ilusão, de engano, de devir e mudança é mais profunda, mais "metafísica"[isto é, ela corresponde mais à essência do ser] do que a vontade de verdade, de realidade, de ser"
*
"Nós precisamos da mentira para sairmos vitoriosos sobre essa realidade, essa"verdade", isto é, para viver...O facto de a mentira ser necessária para que se viva pertence ele mesmo concomitantemente ao carácter terrível e questionador da existência."

Nietzsche

3 comentários:

Graça Pires disse...

"As palavras mais silenciosas são aquelas que trazem a tempestade."
Este pensamento de Nietzsche tocou-me.
Um abraço.

isis de la noche disse...

Sabias palabras que nos recuerdan el olvidado camino hacia el superhombre... hacia nosotros mismos.. hacia la conciencia de ser, la voluntad de ser...

gosto de Nietzsche e gosto de vir a tua morada...

;)

besos!!

Cidinha disse...

Bravo, amigo....Nietzche, profundamente lúcido,sempre questionando valores,uma revolução para a filosofia.

abraço
Cidinha