segunda-feira, 14 de julho de 2008

FORÇAS ACTIVAS

O CICERONE_RENÉ MAGRITTE, 1947
O guia falador e imperioso estabelece a direcção e o caminho. Uma pausa reflexiva não corresponderia à sua estrutura. Sob o seu domínio, a tecnologia e a política são igualmente caracterizadas pelo mesmo barbarismo absurdo.

*******

"Paixões afirmativas: a altivez, a alegria, a saúde, o amor sexual, a hostilidade e a luta, o respeito, os belos gestos, as boas maneiras, a vontade forte, a disciplina intelectual, a vontade de poder, o reconhecimento para com a terra e a Vida, tudo o que é rico e ofertante, tudo o que faz jus à vida -o que a doura, eterniza e diviniza-todo o poder das virtudes que nos transfiguram; tudo o que aprova, afirma, diz sim em palavras e em actos"

Nietzsche, Vontade de Poder II

terça-feira, 8 de julho de 2008

SELO DE AMIZADE




Tenho o grato prazer de o partilhar/ofereçer aos bloguistas e visitantes que valorizam a qualidade da blogosfera com os seus posts e comentários.

Peço desculpa por não cumprir literalmente o desafio numérico proposto, mas vacilo tanto ainda em procedimentos informáticos que isso implicaria para mim muito desgaste de tempo.

Dêem-lhe o seguimento que acharem oportuno. A amizade, mesmo na blogosfera, nunca será certamente uma palavra vã.




quinta-feira, 3 de julho de 2008

A MORALIDADE ATÉ AOS NOSSOS DIAS?

EXTRACÇÂO DA PEDRA DA LOUCURA_HIERONYMUS BOSCH

Óleo sobre madeira, 48 x 35 cm, Madrid, Museu do Prado
***

"O primeiro signo de que o animal se transformou em humano é quando os seus actos já não se confinam ao bem-estar momentâneo mas elevam-se a coisas duráveis, por conseguinte, o homem procura a utilidade, a apropriação com uma finalidade:é a primeira eclosão do livre governo da razão .Um nível superior é atingido quando age de acordo com o princípio da honra; graças a ele disciplina-se e submete-se aos sentimentos comuns, o que o eleva muito acima da fase em que a utilidade, entendida apenas pessoalmente, era o seu único padrão; ele honra e quer ser honrado, isto é, ele concebe o útil conforme a sua opinião acerca do outro e a opinião do outro acerca dele.Finalmente, age no nível mais elevado da moralidade até aos nossos dias, de acordo com a sua própria medida das coisas e dos homens; quer para ele e para os outros o que é honorável, o que é útil; tornou-se legislador de opiniões, segundo a concepção sempre cada vez mais desenvolvida do útil e do honorável. A ciência torna-o capaz de preferir o mais útil, isto é, a utilidade geral duradoira à utilidade pessoal, a preferência respeitosa de um valor geral duradouro ao do momento: vive e age como indivíduo colectivo.

Nietzsche, Humano, Demasiado Humano, I

quarta-feira, 2 de julho de 2008

VERDADES DE FACTO: PORQUE SÃO FRÁGEIS?

GUERNICA(PORMENOR)_PABLO PICASSO, 1937
...Como os factos e os acontecimentos [ resultado permanente do convívio e da interacção humana] é que constituem a textura real da esfera política, é das verdades de facto que evidentemente e sobretudo nos ocupamos aqui. A dominação[ para usar a linguagem de Hobbes], quando combate a verdade racional exorbita, por assim dizer, os seus limites, mas quando falsifica ou nega os factos através da simples mentira trava o combate no seu próprio terreno. As possibilidades de sobreviver ao assalto do poder são então para a verdade factual muito escassas ; corre sempre o risco de ficar eliminada do mundo através de manobras e não apenas por algum tempo mas para sempre. Factos e acontecimentos são entidades infinitamente mais frágeis do que axiomas, descobertas e teorias produzidas pelo espírito humano-por mais desvairadas e especulativas que se revelem"...Hannah Arendt, Verdade e Política